sábado, junho 14, 2014

Começou a festa!

Este post está atrasado, afinal a Copa do Mundo começou ontem, mesmo assim vale a pena o registro pois no mundo de tweets, sms, faces, instagrams, whatsapp todos os momentos são vividos e compartilhados instantaneamente mas ficam perdidos em trocas de mensagens frenéticas e as vezes carecem de um resuminho pra capturar as impressões do momento. Como uma pequena pausa para organização das “melhores do dia”, dá pra construir um mosaico de imagens e opiniões destes dias de torneio.

No meu celular tenho recebidos fotos e vídeos de vários amigos com temas de Copa que eles encontram pela cidade e dá pra ver que timidamente o verde amarelo vem decorando as ruas e pessoas, e que o clima de confraternização vem ganhando força, afinal Copa sempre foi motivo de festa e não dá pra ser diferente agora que acontece (pela última vez?) no Brasil.
Copa tem ser uma experiência local com o bônus e o ônus do país sede. Estádios padronizados e segurança no local é o que deveria ser exigido. Mais nada. A ilusão criada por políticos e imprensa que as cidades sede seriam transformadas em cidades europeias era desnecessária porque, no fundo, o que as pessoas querem é o sucesso esportivo do evento. Transporte, saúde e educação é uma agenda permanente e não deve ser vinculada a Copa. Voltando ao lance da "experiência local", quem mostrou isso pra valer neste período foram Neuer e Schweinsteiger, que pulando num chão de areia batida e "cantando" o hino do Bahia pareciam totalmente integrados ao local. No vídeo o torcedor pergunta em bom português pros alemães: "vocês conhecem o hino do Bahia?" (risos)... Claro que sim!

Os dias que antecederam a estréia, foram de muitos testes no Itaquerão (ou Arena de São Paulo, ou Arena Corinthians ou Itaquera Stadium). Quando fui conferir a taça da Copa (em 31 de Maio) resolvi passar pelo estádio e fiquei preocupado com as arquibancadas provisórias e o entorno mas o salto que a organização conseguiu em 11 dias foi impressionante.
Uma curiosidade desta ida a Itaquera foi que encontramos uma equipe de TV sul africana estava fazendo entrevistas para a Copa. A pequena Maia roubou a cena e encaixou a família na pauta da reportagem. Dá conferir o resultado clicando aqui.

12/06/2014 - O dia da estréia

O dia da estréia chegou e foi feriado em Sampa. Havia Croatas na Paulista tomando um chopinho e chamando a curiosidade de quem passava, afinal essa é uma coisas bacanas de um mundial em casa, ver
aqueles torcedores estranhos e coloridos que só apareciam nas reportagens da TV mas que durante os próximos dias, estarão ali bebendo e esperando alguém pra falar de futebol ou mesmo pra se dar bem em terras estrangeiras.

Enquanto isso, em casa, tentamos conciliar o aniversário da Maia, com uma versão do churras da abertura da Copa de 2002. O curioso é que durante os preparativos, fiz questão de falar que o Oscar estava abaixo da expectativa, que era uma promessa e não correspondia, que era até fisicamente frágil para aguentar um torneio difícil e blá, blá, blá. Em relação ao Fred a crítica era pior ainda.

O jogo

E não é que o tal do Oscar foi o nome do jogo!? Roubou bolas, deu assistência e fez o último gol do jogo. Oscar jogou bem num time em que Paulinho sumiu, Fred não fez nada em 89 minutos (mas salvou o dia com uma encenação de pênalti), Daniel Alves esteve péssimo e deu seu campo inteiro para o adversário. A Croácia marcou o primeiro - graças ao D Alves que deu o campo e ao Marcelo que deixou a perna. O time não se abalou e continuou a buscar o gol.
Neymar cresceu em campo e empatou o jogo num belíssimo chute. Acaba o primeiro tempo num jogo tenso com o Brasil tendo dificuldades para avançar e deixando muito espaço no campo para o adversário.
Começa o segundo tempo, o jogo continua duro e... Fred numa encenação grotesca simula o pênalti. O juiz cai no trote e marca. Neymar faz 2 x 1. O jogo segue morno com a Croácia tentando atacar até que aos 90 minutos o Oscar liquida o jogo com um gol de bico.
Gostei do jogo! Fica a lição de que a performance dos laterais podem comprometer a seleção e que a sombra do Willian deve ter ajudado ao Oscar a render mais.
Paulinho também deve ficar com o farol amarelo pois Hernanes entrou melhor. Já para o Fred infelizmente não há reservas no banco.

Parabéns

Fim de dia, fim de festa e a Copa começou! Obrigado a todos que puderam vir

Nenhum comentário:

Postar um comentário