domingo, junho 29, 2014

Brasil e Colômbia nas Quartas

Brasil classificado num jogo dramático onde jogou muito mal e que teve como destaque a sorte de campeão, afinal a bola na trave aos 28 minutos da prorrogação foi o prenúncio que a sorte ainda não abandonou o time. O lance do Pinilla (ex-Vasco) parecia o repeteco de 2010, 2006 e 90 quando um (novo) apagão na defesa dá uma oportunidade para o adversário matar o jogo num lance. Desta vez a trave ajudou e mais tarde foi decisiva no pênalti do Jara.
Outro destaque foi o Julio Cesar que se não salvou o chute de Sánchez, pelo menos fez uma ótima defesa num tiro a queima roupa que levou no segundo tempo e defendeu duas cobranças de pênaltis. Hulk, era para ter sido outro destaque pela entrega e disposição no apoio a defesa e ataque mas seu erro na cobrança de lateral que resultou no gol chileno e o pênalti batido de maneira totalmente displicente acabaram com seu dia e poderia tê-lo transformado no vilão da desclassificação.
Uma constatação importante: camisa ainda pesa muito neste tipo de torneio. O Chile respeitou demais o Brasil, fosse Argentina, Holanda ou França o time teria sido engolido e poderia ter saído de forma vexatória do mundial.
De negativo sobre a seleção canarinha há uma lista enorme de itens, mas para deixar registrado aqui vão alguns deles:
- Jô consegue ser pior do que Fred e ambos são peso morto neste time. Como Felipão insiste em jogar com um centroavante "de referência" o time vai continuar jogando com 10.
- O time não tem mais meio campo para dosar o ritmo do jogo, fazer a transição para o ataque e oferecer alternativas de jogada. Apesar de ter material humano (mesmo que limitado) para tal, o time simplesmente não consegue fazer. Oscar, Fernandinho, Ramirez, Willian, Hernanes e Luiz Gustavo podem cumprir este papel mas simplesmente não conseguem fazê-lo. Oscar é um cara chave se o Brasil pretende levar a Copa mas não está conseguindo criar e muito menos substituir Neymar quando este não consegue ser protagonista.
- Daniel Alves, mesmo não subindo tanto ao ataque, vai muito mal na defesa e é um risco constante para o time. Marcelo idem.Não é à toa que eles são lembrados como obras de mobilidade urbana da Copa para os adversários (avenidas Daniel Alves e Marcelo).
- O capitão Thiago Silva trabalha bem em campo mas como liderança parece cada vez mais um risco. Além do choro antes das cobranças de pênaltis, o comentário que rola é que ele pediu para não bater  - os mais sarcásticos afirmam que numa eventual cobrança alternada ele gostaria de bater depois do Julio Cesar....
- 100% das esperanças estão nos pés e cabeça do Neymar.

Colômbia 100%
Se o Brasil tem problemas no meio de campo, este é justamente o ponto forte do seu adversário nas quartas. A Colômbia apresentou um volume de jogo muito interessante durante toda a Copa e possui dois dos melhores meio campistas do torneio - James Rodríguez e Cuadrado. Ambos foram destaques nas 4 vitórias do time e é de perder o sono só de pensar que jogarão em cima de Dani Alves e Marcelo. Contra a Colômbia pesa algo parecido com o Chile - repeitar demais a camisa do Brasil e ao invés de impor seu jogo deixar o Brasil jogar. O caminho para o Brasil é aproveitar as subidas do Armeiro e do Zuniga para Neymar e Oscar explorar estes espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário