segunda-feira, junho 30, 2014

O Brasil da Copa

    Ufa! Passamos para as Quartas de final. Depois de passarmos por uma duríssima partida contra o time do Chile neste sábado, iremos jogar contra a Colômbia em Fortaleza na sexta-feira. Não foi uma vitória fácil, ela só veio nos pênaltis. Assisti aos quatro jogos do Brasil até agora e notei duas coisas, na minha opinião, preocupantes.
   A primeira delas tem relação com o posicionamento dos jogadores no campo. Felipão começou a Copa com o mesmo time da final da Copa das Confederações de 2013 em um 4-2-3-1. A diferença entre o posicionamento daquela final e de agora está ilustrada nas duas figuras abaixo. Enquanto na partida contra a Espanha todos marcavam e pressionavam o adversário o tempo todo e adiantando a marcação (Figura 1), o time de hoje é muito mais estático. Não marcamos e nem pressionamos como antes. Para piorar, nossos dois volantes ficam na retaguarda enquanto Oscar se mantém a frente com o trio de ataque, deixando o Brasil com um vácuo no meio campo (Figura 2)

Final da Copa das Confederações 2013 (Figura 1)
´
Copa do Mundo 2014 (Figura 2)






















      A segunda coisa que me preocupa é o repertório de jogadas da Seleção. A maioria dos lances que o time vem tentando criar é um lançamento direto da defesa para Neymar (Figura 3). A partir daí, parece ser responsabilidade dele tentar criar algo proveitoso. Vamos torcer para que alguma coisa mude para o jogo contra a Colômbia na sexta-feira, senão poderemos ter outro jogo sofrido como o de sábado.

(Única) Jogada da Seleção (Figura 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário