sexta-feira, maio 28, 2010

Júlio César critica bola oficial da Copa

Os goleiros da Seleção Brasileira terão trabalho dobrado no Mundial. Para Júlio Cesar, além da atenção com os atacantes, os goleiros eles terão que se preocupar com a Jabulani, bola oficial da Copa. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Hotel The Fairway, onde se concentra a Seleção, o goleiro titular do Brasil criticou a bola desenvolvida para o Mundial da África do Sul. - É horrível, horrorosa. Parece aquelas bolas que a gente compra no supermercado. Além de Júlio César, a Jabulani já havia recebido críticas de outros goleiros. Segundo eles, a bola é extremamente leve e muda a trajetória com facilidade. Apesar das críticas, o goleiro acha que a futebol tem que ser desenvolver para privilegiar os atacantes.- Todo mundo quer ver gol. (fonte: Vivo)
-----
Todo início é esta conversa fiada de bola... ora é o peso que os europeus ou os sulameriacanos reclamam, ora é o material, ora é o vento, ora qualquer coisa. O que ninguém consegue engolir é ter que jogar com Coréia do Norte, China, Honduras, Togo, etc.

20 comentários:

  1. Como escreveu um amigo meu: tomara que a bola não seja vingativa...

    ResponderExcluir
  2. Alguém mais viu o jogo de hoje com o Zimbawe?

    Acredito que tenha valido como primeiro teste. A seleção não jogou mal. A equipe, quase inteira, "tirou o pé" o que é bastante óbvio e lógico. Mas os gols saíram com naturalidade e até o Júlio Batista jogou bem.

    Quem não dá para aguentar nessa seleção é o Felipe Melo. De resto, não estamos mal.

    ResponderExcluir
  3. Samy, acabei de assistir o VT e concordo com você. Foi um jogo mais pra "desintoxicar" do que pra testar alguma coisa.
    Não sei se fui influenciado ou não, mas fiquei impressionado com a velocidade da bola. Putz, tem hora que não dá pra ver! Um exemplo foi o próprio gol do Thiago Silva. Vou aproveitar o feriadão e procurar os gols dos amistosos desta semana para tirar a dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Moçada o que foi aquela continência que o Michel Bastos fez após o 1º gol no Zimbabwe? Uma crítica irônica ao ditador Mungabe? Um apoio explícito ao regime? A melhor que escutei foi a seguinte: “ele viu este sinal ao chegar no Zimbabwe, que achou bonito e resolveu imitar...”.
    E o Dunga na coletiva: “me achou muito a atenção, e não de vocês (a imprensa), que as crianças aqui são muito educadas – elas usam uniformes...”. E olha que ele se orgulha de ser filho de uma professora.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ver as partidas do Brasil do Dunga e do Ricardo Teixeira, mas uma coisa posso garantir pelos amistosos que venho assistindo até aqui: é bom vocês esterem preparados, pois Alemanha e Holanda mostraram coisas realmente interessantes nos últimos amistosos.

    Os europeus estão mais fortes do que imaginava.

    O curioso é que hoje a Alemanha joga parecido com o Brasil de algum tempo atrás. E o Brasil muito parecido com a Alemanha do meio da década de 1990.

    ResponderExcluir
  6. Assisti o jogo da Holanda hoje e fiquei bem impressionado com o futebol e movimentação dos caras. Puta exibição, principalmente no segundo tempo, os caras fizeram. Não sei não, esta Copa pode ser bem surpreendente (vejam o que o México fez com a Itália - arrasou, era pra ter sido 3 x 0 fácil).
    Quanto a Alemanha não vi o jogo e ainda tenho em mente o chocolate que eles levaram da Argentina e a convocação (cheia de caras novos). Vou procurar o VT pra discutir com vocês.
    Bem, mudando de assunto, fiz um churrasco treino aqui em Pepperland e está tudo pronto pro mundial - grama aparada, bar pintado, isopores em ordem e TV testada. Reforço o convite pro jogo Brasil x Costa do Marfim aqui em Braga ou qualquer outro que vocês queiram pois entrarei em férias pra curtir a Copa.

    ResponderExcluir
  7. Pepper, o jogo de ontem foi realmente bom, mas coisas mais interessantes eu vi nas partidas disputadas pela Oranje na última terça-feira, contra Gana, e na quarta retrasada, contra o México. Notem que nenhuma das duas equipes é uma galinha morta. Ambas são equipes de segundo escalão, mas estão na Copa.

    Nesses dois amistosos, Lambert van Marwijk escalou Afellay no ataque, ao lado de um Van Persie em estado de graça - o holandês será o artilheiro do Mundial - e Kuyt. E o que me chamou a atenção foi o ótimo entrosamento mostrado pelo jogador do PSV. Além disso, ele foi muito bem atuando em uma posição que não é exatamente a dele.

    Alemanha x Bósnia, no feriado, vai pelo mesmo caminho. O Nationalelf, contra uma boa equipe, jogou uma partida que poderia perfeitamente ser de Copa do Mundo e também mostrou um preparo físico incomum para esta época do ano, muito entrosamento e um banco que decidiu a partida (Muller e Cacau entraram e mudaram o cenário do jogo) no segundo tempo.

    Copa é um torneio traiçoeiro e uma jornada infeliz pode colocar tudo a perder, mas com um pouco de sorte Alemanha e Holanda irão muito longe.

    Ambas as equipes preenchem praticamente todos os pré-requisitos do futebol moderno (velocidade, habilidade, técnica, força física, variações táticas, banco de reservas etc.).

    Só não fiquei impressionado com os goleiros.

    ResponderExcluir
  8. Galera cadê as apostas de vocês!!! Caceta, até agora temos seis palpites, sendo apenas 2 do núcleo fundador e freqüentador do Blog do Garnizé. Do jeito que tá, vou entregar o prêmio pro Gilson e mandar a conta pra vocês.
    Pô, passa num McDonalds, pega uma tabelinha, preenche (de maneira LEGÍVEL) e me envia uma cópia digitalizada que eu coloco no simulador. Ou então baixa o Excel do site, preencha e envie pro mlp@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acabo de enviar minha aposta. Galera, vamos gastar alguns minutos nisso. ESSA PORRA DA COPA OCORRE SÓ HÁ CADA 4 ANOS!!!!
    Fora que tou louco pra faturar 2 kg da autentica linguiça bragantina.

    ET. Desnecessário apontar que a linguiça a qual me refiro é um cotindiano acepipe da culinário nacional.

    ResponderExcluir
  10. A Holanda é realmente uma boa equipe e pode ir longe na copa. Mas provavelmente deve encontrar o Brasil nas quartas de finais e aposto no vencedor desse jogo para ser campeão.


    Estou assistindo ao jogo do Brasil com a Tanzânia agora. A impressão que tenho é que o time do segundo tempo(Maior parte de reservas) é muito melhor que o time titular.

    Equipe Brasileira que iniciou o Jogo: Gomes, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Kaká, Elano, Robinho e Luiz Fabiano.

    Equipe que está terminando o jogo:
    Gomes, Maicon, Luizão, Juan, Ramires, Josué, Kaká, Daniel Alves, Robinho e Nilmar.

    Se trocar o Luizão com o Lúcio e o Josué com Gilberto Silva, teríamos a equipe ideal para começar a copa.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de escrever e levamos um gol. Muito provavelmente em função da falta do Gilberto Silva e do Lúcio na zaga.

    Outra alteração que o Dunga deveria considerar seria colocar o Thiago Silva no lugar do Juan que está sem ritmo de jogo e comprometendo. Ainda mais com o Michel Bastos na lateral esquerda que também não é um grande marcador.

    ResponderExcluir
  12. Samy, essa tua impressão pode muito bem ser em função do desgaste da equipe da Tanzânia, que ontem, também conhecido como domingo :-P, jogou como visitante por uma das rodadas eliminatórias da Copa Africana de Nações, contra Ruanda.

    Por maior que seja a motivação dos caras, fica difícil jogar uma partida valendo classificação, viajar e já no dia seguinte enfrentar o Brasil. Deixei o jogo gravando apenas para ver se o Galvão iria citar esse fato.

    Quem quiser outras informações, pode ir até o site da CAF.
    http://www.cafonline.com/competition/african-nations-championship_2011/results

    ResponderExcluir
  13. Não sei se foi isso Gilson, pode até ter sido. Mas o Ramires é sem dúvida muito melhor que o Felipe Melo. O mesmo pode-se dizer sobre o Daniel Alves em comparação ao Elano e ao que está jogando o Nilmar em relação ao Luiz Fabiano.

    O jogo foi em ritmo de treino realmente. O Brasil continuou tirando o pé, com excessão do Daniel Alves que entrou a mil. A equipe da Tanzânia apenas marcou muito e tentou jogar no contra-ataque. O jogo valeu mais para validar o nosso ataque do que testar as nossas defesas. Apesar dessa apresentar problemas visíveis com o Michel Bastos e Juan pelo lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  14. Meninos, vi apenas parte do jogo e pelo trecho que vi, primeiro tempo me deixou feliz a atuação do gomes. Também reparei no Kaká tentando chute de longa distância...vai ver que queria fazer um gol para tentar dar alguma utilidade a tão mal falada bola.
    Quanto ao bolão, acho que prefiro juntar uma grana e apostar na bolsa, é mais seguro...hahahah

    ResponderExcluir
  15. Caramba, assisti o VT do jogo e fiquei pensando o seguinte: se a Tanzânia é galinha morta, imagina 24h depois de um jogo oficial? E não que os caras deram um calor no 1o tempo? Depois abriram as pernas. Acho que o jogo contra a Coréia vai na mesma balada (do 1o tempo) - joguinho chato de 1 ou 2 gols no máximo.

    ResponderExcluir
  16. Faltou dizer: apesar disso, gostei do Ramires e... do Robinho! Quem sabe pode ser útil?

    ResponderExcluir
  17. Enfrentar galinha morta sem condições ideais, ao meu ver, não é ponto principal a ser analisado na partida de ontem. Em 2002, por conta da amizade de Ricardo Teixeira com Sandro Rosell, então candidato a vice-presidente do Barça, na chapa comandada por Laporta, o Brasil enfrentou a seleção da Catalunha - desfalcada, evidentemente, dos jogadores espanhóis que estavam se preparando para a Copa -, no Camp Nou. E depois, antes da estreia, a Malásia.

    Nenhuma potência como se pode perceber. E o Brasil foi campeão.

    Os problemas evidenciados no amistoso de ontem foram vários. E faltando poucos dias para a estreia, isso me pareceu preocupante. Quantidade industrial de passes errados na saída de bola, falta de criatividade no meio-campo, posicionamento inadequado do Gilberto Silva em diversos momentos - vale lembrar que, para o Dunga, ele é o único jogador brasileiro que consegue cumprir a tarefa de fechar a entrada da própria grande área com eficiência -, uma verdadeira avenida pelo lado do Michel Bastos, e Kaká e Luis Fabiano mostrando um estado físico muito,mas muito aquém do ideal.

    Vale mencionar que, comparado com o que vi nas partidas de outras equipes, a preparação física brasileira parece a mais débil até aqui. Vamos esperar a partida da próxima segunda-feira, contra uma Coreia que corre amalucadamente, para termos uma noção mais concreta acerca do real estágio da preparação física brasileira.

    Mas, pelo que vi ontem, são poucos os jogadores que parecem 100%.

    Serve de contraponto, no entanto, o fato da Copa ser disputada no inverno e com muitas partidas no período noturno. Isso seguramente irá fazer com que o desgaste físico seja menor do que nos torneios passados. Nos EUA, por exemplo, as partidas eram disputadas no insano horário do meio-dia.

    ResponderExcluir
  18. Concordo Gilson e aparentemente esses comentários são unanimidade. Principalmente quanto ao Felipe Melo e o problema defensivo com o Michel Bastos.

    Quanto a preparação física, temos dois profissionais muito bons nessa área trabalhando com a seleção e não estou preocupado com isso realmente. Acredito que o Paulo Paixão e o Fábio Maseredjan vão conseguir colocar a seleção brasileira em melhor forma que as demais inclusive.

    Quando ao meio campo, li hoje um comentário do Falcão que pode "explicar" um pouco o que está acontecendo: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2929875.xml

    Ele explica com:
    "Falhas

    A defesa e o setor de marcação do meio-campo mostraram dificuldades preocupantes nos dois amistosos na África. Mas cabe dar um desconto: jogadores como Gilberto Silva, Felipe Melo e Lúcio não sabem jogar “às brincas”. Orientados para tirar o pé das divididas, eles acabam errando mais do que o normal. Quero acreditar que foi isso o que aconteceu com eles contra o Zimbábue e a Tanzânia."

    Eu pessoalmente não quero acreditar que o Felipe Melo vá jogar essa copa, ou pelo menos meio jogo dela( vai ser expulso com certeza em menos de meio tempo).

    ResponderExcluir
  19. Está provado: a Jabulani realmente é uma droga.
    A prova está aqui:
    http://www.corrieredellosport.it/video/calcio/mondiali_2010/girone_b/argentina/2010/06/10-23548/Maradona+show%3A+che+punizioni+in+allenamento

    Esse jogadores de hoje quando virem isso ficarão envergonhados...

    ResponderExcluir
  20. Para os que gostam de estatística:
    http://www.as.com/futbol/articulo/brasileno-solo-ha-jugado-58/dasftb/20100613dasdaiftb_32/Tes

    ResponderExcluir