domingo, fevereiro 21, 2010

O que vcs acham?!?!?!?!

E aí... o que vcs acham o Ronaldinho deve ir ou não a África do Sul???

25 comentários:

  1. Não! Já basta o Robinho com aquele nefasto pandeiro no bumba e aquele zirigidum de 5ª. Brincadeira a parte, acho que a seleção tá bem, não cabe ele...nem, Ronaldo, nem Adriano. Espero ainda que Robinho sofra a maldição do Rai de 94. (ZEBA)

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui fã do gaúcho, embora já acompanhe a carreira do cara desde a base do Grêmio, pois no já algo longínquo janeiro de 1997 vi uma partida dele contra o Guarani, lá em Campo Limpo, pela primeira fase da Copa São Paulo.

    Apesar disso, tenho que dizer que ele é absolutamente indispensável ao grupo do Dunga. Indispensável! Não é exagero. Na atual temporada, apesar de alguns percalços, o cara vem sobrando na Serie A italiana e tem realizado algumas apresentações bastante interessantes na Champions League - contra o Manchester United ele deu show!

    A Serie A, apesar de não ter mais o nível técnico que apresentava até pouco tempo atrás, é um campeonato duro e não é qualquer um que se sobressai ali. Além disso, é preciso considerar que a atual safra não é das melhores.

    Na Europa, apenas três brasileiros são considerados talentos realmente indiscutíveis: Julio Cesar (Inter), Daniel Alves (Barça) e Kaká. Alguns já começam a recolocar o Ronaldinho nesse leque. Alguns titulares indiscutíveis do Dunga, como Felipe Melo e Robinho, realizam temporadas simplesmente patéticas até aqui, sendo motivo de piada e apreensão entre os torcedores de suas equipes.

    O Brasil não vai se dar ao luxo na próxima Copa de deixar talentos como Edmundo, que considero pelo menos tão talentoso quanto Kaká com a bola nos pés - a cabeça é outra questão... - sentados no banco de reservas durante todo o torneio. Assim, quanto mais jogadores talentosos Dunga conseguir arrebanhar, melhor.

    Além disso, existe uma questão que poucos se deram conta até aqui: Dunga já deixou claro que Daniel Alves será lançado na lateral esquerda em caso de necessidade, para poder atacar pelas duas faixas laterais do gramado, como ocorreu no final daquela partida contra a África do Sul do Joel Santana. Assim sendo, para que levar dois laterais para aquele setor? Leva um apenas e convoca o gaúcho.

    E também o Pato e o Thiago Silva!

    [ ]s!

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. PS: A performance do gaúcho até aqui (12 gols, 14 assistências)... E comparada com a temporada anterior.

    RONALDINHO 2009-2010 - GOL
    4 Ottobre 2009 - Campionato - Atalanta-Milan 1-1 - 1 gol
    18 Ottobre 2009 - Campionato - Milan-Roma 2-1 - 1 gol
    3 Novembre 2009 - Champions League - Milan-Real Madrid - 1 gol
    22 Novembre 2009 - Campionato - Milan-Cagliari 4-3 - 1 gol
    8 Dicembre 2009 - Champions League - Zurigo-Milan - 1 gol
    6 Gennaio 2010 - Campionato - Milan-Genoa 5-2 - 1 gol
    10 Gennaio 2010 - Campionato - Juventus-Milan 0-3 - 2 gol
    17 Gennaio 2010 - Campionato - Milan-Siena 4-0 - 3 gol
    16 Febbraio 2010 - Champions League - Milan-Manchester United 2-3 - 1 gol
    Gol in stagione fino ad oggi: 12, di cui 9 in Campionato e 3 in Champions League. Complessivamente, 6 su azione e 6 su rigore.

    RONALDINHO 2009-2010 - ASSIST
    14 Assist
    6 per Pato contro Siena, Roma, Cagliari, Udinese, Lazio e Fiorentina
    4 per Borriello contro Parma (2), Sampdoria e Bari
    2 per Seedorf contro Sampdoria e Manchester United
    2 per Huntelaar contro Udinese e Fiorentina

    RONALDINHO 2008-2009
    28 Settembre 2008 - Campionato - Milan-Inter 1-0 - 1 gol
    19 Ottobre 2008 - Campionato - Milan-Sampdoria 3-0 - 2 gol
    2 Novembre 2008 - Campionato - Milan-Napoli 1-0 - 1 gol
    6 Novembre 2008 - Coppa Uefa - Milan-Sporting Braga 1-0 - 1 gol
    9 Novembre 2008 - Campionato - Lecce-Milan 1-1 - 1 gol
    23 Novembre 2008 - Campionato - Torino-Milan 2-2 - 1 gol
    27 Novembre 2008 - Coppa Uefa - Portsmouth-Milan 2-2 - 1 gol
    30 Novembre 2008 - Campionato - Palermo-Milan 3-1 - 1 gol
    4 Aprile 2009 - Campionato - Milan-Lecce 2-0 - 1 gol
    Gol in stagione: 10, di cui 8 in Campionato e 2 in Coppa Uefa. Complessivamente, 9 su azione e 1 su rigore.
    3 Assist: per Pato contro Juventus (a Torino), Inter (ritorno) e Siena (ritorno).
    (Fonte: acmilan.com)

    ResponderExcluir
  4. O problema nessa copa é que o Brasil tá começando bem demais (e a Argentina está mal demais!). E isso só trás lembranças ruins...
    Quanto ao gaúcho, acho que a fase dele na seleção foi muito boa, mas passou. Ele está datado, embora ainda possa render.
    Prefiro o Robinho, apesar de não simpatizar com a figura. Pode ser a vez dele, quem sabe.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Gildo. Robinho tá bem. Acho ele constrangedor, mas...outra provocação: dói, mas, não seria o caso de levar o Neynar? como fizeram com o Nazário em 94. Nem que seja pra passear na disneylandia local.(ZEBA)

    ResponderExcluir
  6. Bom pessoal, depois que o Robinho garantiu a vaga na última terça dificilmente o Gaúcho irá pra Copa. Zeba, além do Ronaldo em 94 o Felipão levou o Kaká em 2002 e tb acho que o Neymar seria uma boa surpresa lá.

    ResponderExcluir
  7. People, não creio que seja o caso de levar o Neymar. O cara realmente é talentoso, mas não vamos esquecer que no U-17 do ano passado, disputado na Nigéria, o Brasil de Neymar, Philippe Coutinho, Zezinho&cia. foi eliminado na primeira fase.

    É bem verdade que eles deram azar de pegar a maquininha suíça de Seferovic e Ben Khalifa - nomes bem comuns nos cantões, não? -, que depois levantaria a taça, logo de cara. Mas o fato concreto é que floparam quando eram favoritos disparados ao título.

    Para minha alegria, e azar do Dunga - que acho que não o levaria mesmo se ele já estivesse mais tarimbado - o moleque ainda está muito cru.

    Pela falta de grandes craques, essa deve ser uma Copa incrivelmente equilibrada. E minha aposta é na Argentina, que pelo meu palpite vai bater a Espanha na semifinal.

    Minha final, btw, é a repetição de 78. Jogando em "casa", acredito que os orange devem chegar longe com a geração de Robben, Sneijder, De Zeuew, Huntelaar e Stekelenburg.

    ResponderExcluir
  8. Carái, Gilson. Incrível!!! eu tb -já nas muitas conversas de bar -venho apostando na Argentina. Tb, numa simulação que fiz, deu Argentina ganhando da Espanha na semi.

    Outra coisa: teve um jornalista esportivo que cravou Brasil x Espanha na final. Não tenho certeza,mas acho que essa final é impossível.

    (ZEBA)

    ResponderExcluir
  9. Pessoalmente acho impossível a Argentina ganhar essa copa com o Maradona como técnico. Pelo que vi dos jogos deles até o momento, não há como isso acontecer.

    Não acredito na Espanha também, apesar de ser a favorita da imprensa nesse momento.

    O Brasil é quem tem mais chance de levar realmente. Temos atacantes de sobra escalados: Nilmar, Luiz Fabiano, Robinho. E outros bons que nem devem ir, como o Pato, Grafitte, Neymar.

    A estrutura que o Dunga montou não é a dos sonhos dos brasileiros, mas tem dado resultado. Foi bem mais eficiente que a Espanha na copa das confederações.

    Agora, concordo que tudo isso muda quando a copa começa. Mas, não vejo adversários bons para jogarem contra o Brasil a não ser a Espanha mesmo.

    Sobre o Ronaldinho Gaucho, não acho que seja útil em uma copa do mundo, ele geralmente rende mais contra times fracos e já demonstrou que não tem cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Gildo Araújo Rodrigues8 de março de 2010 às 11:39

    Caros colegas,

    Antes de tudo, gostaria de pedir um minuto de silêncio (já que o nosso blog é sobre futebol) em lembrança do grande diretor John Hughes, autor do clássico da sessão da tarde Ferris Bueller's Day Off (1996) e que morreu em agosto de 2009. Fiquei sabendo somente ontem assistindo ao oscar. Próximo churrasco esse episódio deverá ser abordado com a profundidade que o tema merece.

    Em segundo lugar, gostaria também de propor um tópico que deve ser bastante caro ao nosso moderador: Adriano 2010 = Romário 1994?
    Boa diversão e abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Samy, apesar de respeitar tua opinião, no futebol, para parafrasear aquele famoso mote publicitário, "impossible is nothing".

    Além disso, Copa do Mundo é um torneio muito, mas muito particular. São apenas sete jogos em 30 dias de disputa. Vi a partida entre Alemanha e Argentina, na última quarta, com atenção redobrada. E não tenho a menor dúvida de que Dieguito achou a equipe correta para a Copa.

    Apesar de "algumas" deficiências na defesa - e elas atendem basicamente pelo nome de Gabriel Heinze - a impressão é que a volta do Walter Samuel melhorou bastante a coisa por ali, pois o Demichelis, atuando ao lado do defensor nerazzurro pela primeira vez na Era Maradona, pareceu um jogador de verdade naquela partida.

    O meio-campo dos hermanos é bem melhor do que parece, apesar das inúmeras cacetadas que o Mascherano insiste em distribuir. O ex-corinthiano, Verón, Jonas Gutierrez e Messi estão algumas galáxias adiante do que o Dunga, por exemplo, tradicionalmente escala para o setor.

    No amistoso da semana passada, que foi disputado na Allianz Arena, eles sobrepujaram os alemães sem nenhuma sombra de dúvida.

    No ataque a Argentina também está bem servida. Di Maria, apesar da pouca experiência, é um bom valor e já decidiu o último torneio olímpico de futebol para os caras.

    "Pipita" Higuaín desde novembro virou titular "imexível" da galáxia merengue. No último sábado, por exemplo, quando o Sevilha abriu dois gols de vantagem no confronto contra o Real Madri, em pleno Bernabéu, Pellegrini nem titubeou: mandou Kaká para o banco e deixou o argentino em campo.

    E não vamos esquecer que Tévez, que na Argentina é banco, deixava Robinho, que no Brasil é titular, esquentando o banco do City. E não adianta o santista dizer que os técnicos não o compreendiam, que eles não entendem de futebol etc. Os resultados, com o Tévez em campo, eram sempre melhores.

    Além de contar com aquele que julgo o melhor jogador da atualidade (Messi), a Argentina hoje tem um ótimo banco de reservas. Nenhuma sumidade da bola estará sentado ao lado de Dieguito no banco de reservas na África, mas eles ao menos contam com alguns jogadores capazes de mudar o rumo de uma partida. Tévez e o ainda desconhecido, um pouco irregular, mas muito talentoso Javier Pastore (Palermo), por exemplo, estão nesse barco.

    Outros reservas, como Nicolás Burdisso (Roma), apesar de uma ou outra maluquice - eventualmente o cara pensa que está na Matrix e aplica voadoras na cara dos adversários - e Bollati (Fiorentina) seguram o samba quando são chamados a atuar.

    Aposto forte na Argentina.

    ResponderExcluir
  12. Gilson,

    Concordo que não existe o impossível e considero bastante sua opinião sobre o tema. Apenas não acredito na argentina por dois motivos básicos: o Maradona não me parece saber o que está fazendo e a grande esperança deles é o Messi que até hoje não rendeu na seleção.

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa eu concordo com o Samy em 110%: um dos segredos da Argentina para vencer a Copa será reduzir - ou ao menos tentar! - a um mínimo aceitável os acessos de estrelismo do Maradona.

    Deem uma olhada neste vídeo (link abaixo), com uma parte da coletiva de imprensa depois da partida contra a Alemanha. Dieguito simplesmente sai da coletiva depois de descobrir que teria que dividir o "palco" com o jovem alemão Müller, que, constrangido, acaba se retirando do local para a coisa seguir.

    Bizarro!

    http://www.youtube.com/watch?v=PMd-YKzDjBk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  14. Ainda sobre a Argentina, depois do Brasil, torco por ela.

    Mas o que não gostaria mesmo é:

    1. alemanha ou italia campeãs...deveras chato!
    2. final entre europeus ou europeu campeão.
    3. que os times sem "tradição" ou pequenos passem da 2ª fase. Copa do mundo é coisa séria.
    4. que o Brasil pegue só barbadas, voto por Espanha já na 2ª fase, por exemplo
    5. que essa escalada inflacionária da Bhrama continue.
    6. que a madrinha da copa da Playboy seja uma bbb.

    (ZEBA)

    ResponderExcluir
  15. Ainda sobre o Maradona:
    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa-do-mundo-2010,2831425,Maradona-faz-serie-de-exigencias-a-concentracao-argentina-na-Africa.html

    Torcer para argentina??? Nunca. Depois do Brasil, qualquer seleção africana pode ganhar que fico contente.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Moçada, que o time da Argentina tá cheio de talentos a gente já sabe. Mas a única coisa que me faz crer que eles vão pra semifinal é o fato de não estarem jogando nada pois se estivessen sairiam nas oitavas (no máximo). Não assisti o jogo de quarta, apenas os melhores momentos, mas me parece mais um lampejo do que uma reviravolta na performance. Tem um outro ponto: parece sacanagem mas não é: Maradona é dependente químico, esse cara vai pirar quando chegar numa semifinal... Não sei. Tô achando que vai dar Argentina e Espanha numa das semis.

    Por sinal, alguém de vcs viu um simulador da Copa pra colocar aqui no blog?
    (Pepper)

    ResponderExcluir
  18. Sobre o Brasil segue opinião de um amigo meu:

    "... a gente eh bom na defesa. Do meio pra frente, complica. Bons jogadores, mas achar que elano eh excelente jogador, sempre joga bem na selecao, mas achar q va decidir qualquer coisa, eh exigir demais. LF, so os sao paulinos acreditam nele. Torço pra que ele me cale a boca, mas numa semi final, brasil perdendo, depender de gol dele vai ser florida. boto mais feh em nilmar, que tambem ainda tem muito o que provar na selecao.
    Outra coisa, nao temos quem jogue com kaka. muito menos um reserva, que seria jbatista. Ja pensou um meio campo com Giberto Silva (um monstro, ta jogand pra caralho), Felipe Melo ou Josué, Elano e Julio Batista? Nem é bom que a gente ganhe, pra não avacalhar a copa.
    Ronadinho nao eh confiavel e nao joga na mesma posicao de kaka. ele tem jogado de atacante fixo na esquerda. nao volta e nao marca nem fudendo. pra time, ainda mais o milan, que eh fraquinho, tudo bem. numa copa, complica. vai sair quem?
    Mas eu levaria ele como aposta de risco no lugar do lateral esquerdo reserva. se a gente nao tem nem um titular bom, pra que levar um reserva ruim, qdo daniel alves pode jogar ali? Numa posicao tipo denilson pra ficar no ataque segurando a bola. ou entao pra cruzar bola, com adriano, nilmar e lf na area. Sem falar em cobranca de falta. bota o cara 20 dias treinando falta, qdo chegar nas semis ele vai ta o bicho. E como ele joga pra caralho, com alguma sorte o cara pode acordar, entrar no clima de copa, começar a jogar muita bola e aí ganhamos um jogador.
    Kaka tem tido problemas fisicos, jogado mal, tenho medo que ele se contunda antes da copa. ele falou isso numa entrevista e temo que tenha algum fundo de verdade, que ele esteja jogando meia bomba. sem ele o time fica fraco, sem inspiracao. tem um bom contra atque, mas quem eh que vai jogar aberto contra o brasil? Nas eliminatorias foram 3 0x0 em casa. de bom eh que meeeeerda do robinho parece que vai reencontrar seu futebol."

    (ZEBA)

    ResponderExcluir
  19. Apesar das últimas apresentações na seleção não terem sido boas, o Kleber (lateral esquerdo) do Internacional tem jogado muito bem. Acredito que ele ainda tenha lugar nessa seleção.

    Quanto as posições do meio para frente, realmente o Kaká não tem reserva bem definido hoje, talvez dê para improvisar colocando o Nilmar e o Luiz Fabiano no ataque e recuando o Robinho.

    Ronaldinho, como Gildo disse, é passado. Não tem lugar para ele.

    O problema da falta de reservas não é só brasileiro. Nós temos no banco, pelo menos, jogadores que entrariam bem melhor que vários titulares de outras seleções.

    ResponderExcluir
  20. Alguns pitaco: Pepper, antes baixava o simulador que a FIFA disponibilizava em formato de planilha (Excel). Mas para esta Copa até agora nada.

    Para o amigo do Zeba, devo dizer que Kaká e Ronaldinho não atuam exatamente na mesma posição em campo, mas ambos realizam a mesmíssima função - a de armação. E discordo totalmente quando ele diz que o gaúcho é atacante no Milan. Não é. Embora realmente jogue bem avançado, na posição dos antigos pontas pela esquerda, ele é meia-atacante. Muito mais meia do que atacante puro.

    Concordo que ele poderia ser um pouco mais participativo nas partidas. Mas a coisa melhorou bastante nesta temporada. Na passada, instado pelo apresentador da Grande Giostra dei Gol, que a RAI Italia apresenta aos finais de semana antes das partidas das Series A e B, Ítalo Curci, ex-capo da Gazzetta dello Sport, e um dos participantes assíduos do programa, definiu o brasileiro como sendo dono de um talento realmente invulgar, mas que ele "gioca da fermo" (joga parado).

    Nesta temporada, no início dela, quando o Milan estava mal, até carrinho ele dava. Agora que a coisa melhorou ele voltou a apresentar seu self quase normal. Um pouco mais participativo, mas ainda aquém do que é desejável.

    E termino dizendo que creio que se o Adriano realmente for rifado pelo Dunga, a diferença entre o Brasil e as demais equipes vai se aproximar um pouco mais.

    Respeito a opinião de todos, mas continuo acreditando que essa é a pior equipe que o Brasil levará a uma Copa. Alguém dirá que nunca antes na história deste país tivemos uma equipe tão desprovida de talento.

    Mas vamos esperar o verdito do "tapete verde", como gosta o prof. Dunga.

    ResponderExcluir
  21. Gilson. Ainda daquele amigo meu, sobre as suas considerações(acho que vou indicar este espaço pra ele e parar com essa viadagem de correio) - ZEBA

    "Concordo em geral, inclusiev em relação adriano. Mas discordo dele em relacao a kaka/ronaldo num ponto.
    Resumindo tudo ao termo meia-atacante, tudo bem, sao iguais, mesmo.
    Mas na pratica, kaka joga vindo de tras, usando força, velocidade e tecnica, chegando no ataque, finalizando, e armando.
    Ou seja, ele faz bem mais do que só armar.
    Ronaldinho fica paradão, dando assistências. Isso é menos do que armação de jogada, coisa que zidane, junior e zico, de diferentes maneiras, faziam.
    No Milan, tem alguém que corre pra dar liberdade pra ronaldinho dar os passes dele. Na seleção dunga terá que fazer o mesmo. Em 2006 um dos nosos problemas era que ronaldo, adriano e ronaldinho so esperavam a bola no pé.
    Vale a pena correr o risco? Essa é a questão. Se ele estiver definindo jogo direto, talvez valha. Ainda nao esta. Contra a Inter, p.ex. ele sumiu, estava sem nenhuma confianca.
    por isso acho que dunga esta certo em cozinha-lo (acho que no final ele vai levar o cara), deixa-lo na pressao pra ver como ele vai chegar em junho.
    Do jeito que esta hoje, eu levaria ele como reserva, pra prender a bola, cruzar e bater falta no fim do jogo. Um denilson melhorado."

    ResponderExcluir
  22. Ainda sobre essa questão Ronaldinho e Kaká - prometo que será meu último post sobre isso. Quando chegou ao auge do seu futebol, na temporada 2006/2007, Kaká jogava na mesmíssima posição que o gaúcho joga hoje no Milan.

    Só que as funções eram diferentes. No Milan de Ancelloti, o ex-tricolor era segundo atacante puro - assumiu essa função depois da ida de Sheva para o Chelsea. Existiam dois medianos, a versão italiana do volante brasileiro, encarregados de deixá-lo livre para exercer seu talento bem próximo à área adversária, sem muita necessidade de voltar para ajudar na marcação.

    Naquela equipe, a função de armação ficava a cargo de dois jogadores: Pirlo (regista) e Seedorf, que virou trequartista quando Kaká foi adiantado para o ataque.

    Ronaldinho, hoje, joga na mesma faixa do gramado - e auxilia bem menos os defensores que Kaká, mesmo com a equipe jogando com um mediano a menos -, mas é o maior responsável pela armação das jogadas.

    Se Kaká procurava o gol, sendo bem mais incisivo que o gaúcho, Ronaldinho procura a assistência.

    Quando mudou-se para Madri, Kaká retornou no tempo para antes do meio de 2006, quando ainda jogava como criador de jogadas centralizado - exercia a função de trequartista até então, e Shevchenko atuava como segundo atacante.

    Como a temporada dele como merengue até aqui é apenas razoável, hoje o Pellegrini, na partida de vida ou morte pelas oitavas da CL contra o Lyon, resolveu apostar naquilo que é mais seguro e armou uma equipe com C. Ronaldo pela direita, Higuaín centralizado e Kaká, pela esquerda, como atacante. Exatamente como o brasileiro brilhava na Itália.

    Depois vou tentar ver o resultado disso. E também tenho curiosidade em ver como ele vai se sair na Copa, pois no Brasil ele também é armador centralizado, já que o Robinho normalmente joga pela esquerda, onde ele gosta de atuar.

    No Paulistão, digo, Copa das Confederações, a performance dele foi de razoável para boa. Só que o nível lá era fraco demais. Vamos ver na Copa, que é uma competição um pouco mais forte - não muito - como ele vai se sair.

    ResponderExcluir
  23. Gildo Araújo Rodrigues10 de março de 2010 às 19:57

    Meu comentário de hoje será ainda mais lacônico: essa mulher do Adriano tem jeitão de capa da Sexy...

    ResponderExcluir
  24. Senhores, fazendo a representação feminina neste blog, e também prá não se tornar um clube do bolinha, de vez em quando vou estar por aqui discutindo um pouco de futebol, e Copa com vocês!!!rsrsrs..
    Pelo que tenho visto, as seleções favoritas são sempre as mesmas. A Argentina, acabou conseguindo a classificação literalmente no apito final das classificatórias sul-americanas, e Dieguito parece que está conseguindo arrumar a casa. Quanto a nossa seleção, espero que não aconteça na África do Sul, o que ocorreu na Alemanha, jogarem de salto e achando que eles já tinham ganho a Copa, e que eles tenham aprendido com aquela palhaçada.
    Bom, sempre tenho lido os comentários que são deixados. Vi em algum lugar a sugestão de colocarem a tabela com jogos, achei este site (http://www.guiadecompra.com/copadomundo/tabela-copa-2010.xls) mas não tive tempo de ver como ele funciona, mas acho que ele deve ser travado. Se alguém souber, ou tiver sugestão melhor, fiquem a vontade!!!!
    Até breve!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Pessoal, me ocorreu que há uma preocupante semelhança entre INGLATERRA, ITALIA, BRASIL e ESPANHA nesta copa. Qual seja: nos seus grupos, fazer 6 pontos não garante classificação. ZEBA.

    ResponderExcluir