domingo, fevereiro 20, 2011

Falta muito para 2014...

Faltam 1201 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2014 no dia 06 de Junho. Aquilo que foi vendido como uma alavanca de crescimento, como uma oportunidade de resolver velhos problemas estruturais e de mostrar uma nova cara do Brasil como um país com dirigentes capazes de planejar e organizar eventos de médio prazo está desmoronando mais cedo do que se podia pensar. Nesta conta, a construção e reforma de estádios sempre foi o item mais simples para se gerenciar, afinal bem ou mal a construção e financiamento deste tipo de obra não é mistério para ninguém embora se possa contestar o fato de construir estádios sem nenhum projeto de continuidade após 2014 como o de Natal que será o terceiro (!!!) estádio da cidade. Mesmo assim, justamente em São Paulo que o estado mais rico e supostamente mais preparado para sediar uma Copa do Mundo entrou num imbróglio que pode deixar a cidade com três estádios novos ou reformados e mesmo assim sem abertura ou quiçá jogos da Copa do Mundo.
Se investimentos que dependem parcialmente de governos estão assim, aqueles que dependem totalmente estão ainda pior como as obras de “infra-estrutura e mobilidade urbana” que não vão sair do papel pelo simples fato de levarem muito tempo para serem feitas e praticamente nada está em andamento. O portal do governo federal que presta contas dos investimentos (http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/matriz/) é um retrato fiel do que acontece. O quadro a seguir resume o quanto foi realizado do orçamento previsto para as obras de infra-estrutura urbana, segurança e estádios:

Os financiamentos das obras estão praticamente parados e chama a atenção uma conta de “outros investimentos” com 66,99% do orçamento realizado. A princípio parece ser uma luz no fim do túnel, algo que parece está dando certo, né!? Só que ao olhar a distribuição do investimento você descobre que a maior parte foram para “serviços de apoio ao gerenciamento para organização e realização da Copa” para o período de 07/2009 até 07/2011 seguido de um “Desenvolvimento de um conjunto de atividades, projetos e ações mobilizadoras visando proporcionar à sociedade e visitantes estrangeiros e espectadores do evento Copa 2014, uma visão de modernidade, criatividade, inovação, cultura e sustentabilidade do Brasil”. Ou seja, o desembolso de 66,99% da conta de ”outros investimentos” previstos para a Copa foram utilizados num planejamento que acaba em 07/2011 e para promover a “criativa e inovadora sociedade brasileira”. No mínimo cheira mal. E esta conta em particular já mostra que a estimativa está totalmente incompatível com o que será tomado dos cofres públicos.
Enquanto isso a iniciativa privada tenta se preparar para prover hotelaria e comunicações com o governo (remando contra) taxando investimentos e impondo regras que só aumentarão o custo dos serviços. Dá pra acreditar?

----------
P.S. A idéia aqui é criar uma série para registrar até a Copa a preparação do Brasil real para a torneio, passando pelas transformações ou improvisações nas cidades sedes no âmbito dos transportes, opções turísticas, educação e estádios entre outros temas relacionados.

13 comentários:

  1. "Fluminense procurou goleiro Bruno, ex-Fla, para um contrato em julho, diz jornal".

    é o equivalente a:

    "Empresa insatisfeita com departamento de transito físico de documentos procura o maníaco do parque para um contrato em 2055".

    ZEBA

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo ao amistoso da seleção e despedida de Ronaldo. Era realmente um grande jogador(atualmente em todos os sentidos).

    Gilson, andei procurando e não achei nenhum site que desse estatísticas confiáveis de jogadores e jogos. Você conhece algum?

    ResponderExcluir
  3. Sami, costumo dirimir minhas dúvidas nos sites da RSSSF (http://www.rsssf.com/) e o Stats Centre do The Guardian (http://guardian.touch-line.com/).

    [ ]s!

    Gilson

    ResponderExcluir
  4. Pode anotar. Vai ser um 2x1 pro Penharol. Santos sai na frente aos17'56 do 1º tempo, Penharol empata aos 21'34 do 2º tempo e num contra ataque desinteressado, já pensando em penaltis, vira aos 38"11. Não precisa nem assistir, pessoal, será isso.ZEBA.

    ResponderExcluir
  5. Zeba,

    Espero que estejas errado, vou torcer para o Santos hoje. Acredito que o Muricy mereça esse título, mais até que os jogadores.

    ResponderExcluir
  6. 0 x 0 nos 120 minutos, em um jogo enrolado, e vamos para os pênaltis, lá pela 0h30 de amanhã. Vou pedir uma pizza tamanho família para seguir esse jogo e, mais importante, a disputa pela Promoción, na Argentina, entre River x Belgrano.

    ResponderExcluir
  7. Como eu também joguei na megasena de são joão, o meu palpite é 2x0 para o santos. Abs, Gildo

    ResponderExcluir
  8. Também vou de 0 x 0 em 120 minutos. Mas torço pro Santos pelo título.

    ResponderExcluir
  9. Vou de 3x1 para o Santos, já que é para dar palpite de placar.

    ResponderExcluir
  10. Copa América andando e nenhum comentário por aqui? :o



    Gilson, os sites são bons, mas só achei estatísticas neles dos jogos, tem algum com dados dos jogadores? (Número de gols por time, assistências, faltas etc)

    ResponderExcluir
  11. Samy, tá dificíl escrever alguma coisa da Copa América. O Brasil só jogou 45 minutos e teve apenas um jogo interessante que pude acompanhar (Uruguai 1 x 1 Chile). O resto dá sono...
    Olha só durante a Copa, quando procura estatísitica de jogadores eu usava o http://soccernet.espn.go.com/?cc=3888

    Não sei se tem tudo o que você quer mas de repente te ajuda.

    Um abração,
    Pepper

    ResponderExcluir
  12. Sami, para esse tipo de estatística, só conheço sites pagos, como o http://www.imscouting.com/

    E a Copa América só vai merecer comentários da minha parte na fase semifinal. Até lá estarei na base do wait and see...

    ResponderExcluir
  13. Bem, a copa américa acabou sendo mais surpreendente do que qualquer um esperava. Não sei e viram os jogos, mas nunca vi um grupo de jogadores de seleção bater tão mal na bola em penalties como esse.

    Como disse o PVC antes do jogo, o grupo do Mano está evoluindo bem para um grupo em formação, mas muito lentamente para um grupo em competição. O resultado era inevitável.

    ResponderExcluir